IMPORTÂNCIA DOS COMPONENTES DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA NA PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS CLIENTES DE BANCOS
Resumo
Várias correntes têm discutido o tema reputação corporativa. Não se consegue determinar um denominador comum para o tema e não há uma definição única. Assim, diversas correntes, foram estudadas, focando-se, depois, uma única para se poder determinar a linha de pesquisa. O conceito estudado é que a reputação de empresa é influenciada pelas múltiplas imagens por elas constituídas. Objetivou-se identificar quais são os componentes formativos da reputação que influenciam a escolha de bancos por clientes universitários. Utilizaram-se os resultados de uma revisão sistemática da literatura, coleta de dados qualitativos por meio de focus group, e coleta de dados quantitativos envolvendo 206 entrevistados. Aplicou-se a análise fatorial e análise de correlação, utilizando-se o software SPSS. Concluiu-se que os atributos apontados na literatura, com poucas exceções, são válidos para a mensuração da reputação de bancos comerciais. Conclui-se também que os atributos podem ser agrupados em fatores, facilitando o emprego de uma escala reduzida.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634