A INOVAÇÃO COMO FATOR DE VANTAGEM COMPETITIVA DO ETANOL DE CANA NO MERCADO BRASILEIRO DE COMBUSTÍVEIS

Andréa Gomes Allegrussi, Daniela Uliana Presinoto, Flávia Aparecida Souza Silva, Michelle Scudilio Maranho, Rubens Charles Rodrigues Roy, Sérgio Lex

Resumo


O presente estudo busca identificar os impactos da inovação na geração de vantagem competitiva do etanol de cana-de-açúcar, no setor de combustíveis do mercado brasileiro. Baseado no referencial teórico sobre o assunto, e nas entrevistas realizadas, verifica-se que a inovação é de fundamental relevância no desenvolvimento de tecnologias capazes de gerar vantagem competitiva ao etanol no mercado de combustíveis, como por exemplo, o desenvolvimento da tecnologia flex-fuel e de novas variedades da cana para os diferentes tipos de clima e solo brasileiro. Destacam-se também as perspectivas para o setor com a geração de energia elétrica, o aproveitamento dos resíduos e a chamada “segunda geração de biocombustíveis”.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634