A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Resumo
A questão que motivou a realização da presente pesquisa foi identificar se a Síndrome de Burnout acometeu professores de uma universidade de Administração de Empresas localizada na cidade de São Paulo, com conceito “A” no MEC. Para tal, optou-se pelo método qualitativo, de caráter exploratório. A técnica de pesquisa utilizada foi a entrevista. As informações foram gravadas, submetidas à transcrição e, depois de leituras flutuantes da mesma, foram realizadas categorizações. Foram entrevistados quatro professores, apesar de a literatura indicar, quando da utilização desta técnica qualitativa, a importância da amostragem teórica. A amostra foi composta por conveniência estabelecida entre os convidados a participarem da entrevista, a agenda dos pesquisadores e a agenda da universidade. Os resultados indicam que os entrevistados apresentam alguns dos sintomas da Síndrome de Burnout, segundo a literatura consultada.Sobrecarga de trabalho afetando a vida pessoal e familiar e como conseqüência de outras atividades, o cansaço físico como conseqüência da sobrecarga de trabalho, o descontentamento com a remuneração, a existência de conflito no relacionamento professoraluno e a importância do suporte afetivo e social, obtiveram representativa emergência na população pesquisada.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634