EDUCAÇÃO E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA
Resumo
O objetivo do trabalho é estimar a importância da educação para o crescimento econômico nos municípios do Estado de São Paulo no período de 1980 a 2000. Para mensurar o impacto da educação sobre o crescimento econômico foram estimados seis modelos. Os três primeiros modelos foram baseados na abordagem neoclássica , em que o capital humano é adicionado como um insumo de produção, o que leva à conclusão que o crescimento econômico sustentado só é possível com o emprego de tecnologia e educação. Os três modelos seguintes utilizam a abordagem de crescimento endógeno, em que o crescimento econômico sustentado só é possível com o emprego de tecnologia, que por sua vez depende da educação. Diversos autores testaram empiricamente a importância da educação no crescimento econômico e as evidências são contraditórias. Os resultados obtidos nesta monografia indicam que a educação tem efeito mínimo na explicação do crescimento, visto que os coeficientes são na maioria negativos e/ou de baixa magnitude, e que o poder de explicação da variável dependente pelas exógenas é baixo, não ultrapassando 32%, indicando que especificações alternativas poderiam ser mais adequadas.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634