O CALL CENTER E A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO QUANTITATIVO NO SETOR BANCÁRIO DE SÃO PAULO

Gustavo Melcher Felipe, Juliana Gavriloff Conde, Priscilla Barreto Ribeiro, Rafael Seiti Imuta, Paulo Roberto Leite

Resumo


Em um cenário empresarial de alta competição as empresas buscam fidelizar os clientes para obter vantagem competitiva ampliando-se o uso do call center como ferramenta estratégica no relacionamento com os clientes. O objetivo deste artigo é o de avaliar as relações existentes entre a adoção do call center e a fidelização dos clientes, além da identificação da tecnologia CRM a satisfação dos clientes. O setor estudado foi o bancário na região da Grande São Paulo realizando-se uma pesquisa quantitativa com os clientes usuários de serviços de call center do banco, buscando identificar características que contribuíssem para validar o problema de pesquisa. A pesquisa revelou que não há indícios suficientes que comprovam que a adoção do call center contribui para a fidelização do cliente, embora a satisfação e os demais canais de comunicação entre empresa e cliente possam influenciar diretamente nesta fidelização.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634