A INOVAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO
Resumo
Este estudo procurou entender como a inovação influencia as organizações no desenvolvimento de novos produtos em um ambiente competitivo, no qual as empresas enfrentam instabilidades econômicas, tecnológicas e culturais, com o objetivo de facilitar o processo de decisão dos líderes. Somadas as idéias inovadoras exploradas dentro da organização permitirão o desenvolvimento de um produto de sucesso, com custos e riscos reduzidos. Um dos principais pólos de desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias que investem em inovação a nível mundial é o setor de automóveis. As principais montadoras de automóveis subsidiárias de multinacionais, no Brasil, percorreram claramente uma trajetória técnica evolutiva. Primeiro, adquiriram a capacidade de adaptar para as condições brasileiras os modelos projetados no exterior. Após esta etapa, passaram a projetar automóveis locais a partir dos modelos básicos trazidos de fora. Finalmente, algumas dessas montadoras se tornaram capazes de conceber veículos completos.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634