A INOVAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Diogo José Consoni, Gisele Gomes de Vitto, Pedro Sorribes Rosa, Raquel de Lima Silveira, Tatiane Cristine Thomaz, Nelson Destro Fragoso

Resumo


Este estudo procurou entender como a inovação influencia as organizações no desenvolvimento de novos produtos em um ambiente competitivo, no qual as empresas enfrentam instabilidades econômicas, tecnológicas e culturais, com o objetivo de facilitar o processo de decisão dos líderes. Somadas as idéias inovadoras exploradas dentro da organização permitirão o desenvolvimento de um produto de sucesso, com custos e riscos reduzidos. Um dos principais pólos de desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias que investem em inovação a nível mundial é o setor de automóveis. As principais montadoras de automóveis subsidiárias de multinacionais, no Brasil, percorreram claramente uma trajetória técnica evolutiva. Primeiro, adquiriram a capacidade de adaptar para as condições brasileiras os modelos projetados no exterior. Após esta etapa, passaram a projetar automóveis locais a partir dos modelos básicos trazidos de fora. Finalmente, algumas dessas montadoras se tornaram capazes de conceber veículos completos.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634