A INFLUÊNCIA DO MERCADO DE ÁLCOOL ETÍLICO CARBURANTE NO BRASIL NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE ÁLCOOL ETÍLICO PARA OUTROS FINS

FELIPE DE CARVALHO, JENNYFFER ANDRESSA MOREIRA DA CUNHA, MARIA LÍVIA BIZORDI, RENATA MESSIAS ALVES, HÉLIO MORRONE COSENTINO

Resumo


O álcool etílico vem sendo mais valorizado como fonte de energia do que como matéria prima industrial. Este estudo procura relatar como as empresas atuantes no mercado de álcool etílico para fins não carburantes (álcool etílico para outros fins) têm utilizado o planejamento estratégico para adaptarem-se a esta nova realidade de mercado, uma vez que poderão perder representatividade entre seus fornecedores e clientes. Neste estudo foram selecionadas 14 empresas do ramo, localizadas no Estado de São Paulo e, através de um estudo exploratório, foram abordadas suas percepções em relação ao mercado atual, bem quanto aos aspectos ligados a seus planejamentos estratégicos. A pesquisa revelou que seus gestores não têm encarado esta nova realidade como algo negativo a seus negócios e que uma parcela representativa deles já adotou novas estratégias para adequarem-se à expansão do mercado de álcool etílico carburante.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634