O MERCADO DE REVISTAS DE DECORAÇÃO: O PAPEL DA PUBLICIDADE NA OFERTA DA INFORMAÇÃO
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever a dinâmica do mercado de revistas de decoração,
integrante do segmento de publicações da indústria cultural. A informação apresenta
uma dupla função. É, simultaneamente, produto e insumo, permitindo que se verifiquem
dois mercados consumidores para um mesmo produto: o leitor da revista que é consumidor da informação e o anunciante de produtos que utiliza a revista para divulgar
seu produto para um público específico. Os procedimentos de pesquisa incluíam uma revisão bibliográfica que buscou cotejar, a partir da economia, elementos da teoria da
comunicação, da filosofia e do marketing. Realizou-se também pesquisa primária, com contagem do espaço publicitário de revistas selecionadas. Entre os resultados destaca-se a importância dos anunciantes para a dinâmica concorrencial do mercado de revistas de decoração. Estes agentes, além de serem “consumidores” a serem buscados pelas revistas, também interferem no conteúdo das informações, determinando, inclusive, o grau de segmentação da indústria cultural.
integrante do segmento de publicações da indústria cultural. A informação apresenta
uma dupla função. É, simultaneamente, produto e insumo, permitindo que se verifiquem
dois mercados consumidores para um mesmo produto: o leitor da revista que é consumidor da informação e o anunciante de produtos que utiliza a revista para divulgar
seu produto para um público específico. Os procedimentos de pesquisa incluíam uma revisão bibliográfica que buscou cotejar, a partir da economia, elementos da teoria da
comunicação, da filosofia e do marketing. Realizou-se também pesquisa primária, com contagem do espaço publicitário de revistas selecionadas. Entre os resultados destaca-se a importância dos anunciantes para a dinâmica concorrencial do mercado de revistas de decoração. Estes agentes, além de serem “consumidores” a serem buscados pelas revistas, também interferem no conteúdo das informações, determinando, inclusive, o grau de segmentação da indústria cultural.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634