O AMBIENTE ORGANIZACIONAL DO SETOR DE AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRO

Marcelo Barretto, Eliane Pereira Zamith Brito

Resumo


Analisar o ambiente organizacional é importante para que empresas apóiem suas decisões estratégicas, pois o posicionamento da instituição tem que estar alinhado com a realidade do mercado e de seu ambiente competitivo, e não apenas com sua realidade interna. O ambiente organizacional, segundo Sharfman e Dean (1991) pode ser analisado por meio de três dimensões: munificência, complexidade e dinamismo. Este estudo teve como objetivo analisar o ambiente organizacional do setor aéreo comercial brasileiro de modo a verificar a adequação da escala proposta pelos autores dentro da realidade brasileira. Foram utilizados dados secundários tais como informações dos órgãos reguladores e públicos, notícias de jornais e revistas, informativos dos sindicatos e a consulta de sites das empresas envolvidas no setor. Para a análise ganhar um maior embasamento teórico, foram consultadas outras referências além dos autores citados e as informações obtidas foram comparadas com a base teórica. Os resultados da análise apontam a existência atualmente de um grau de Munificência que não havia anteriormente no setor – conclusão obtida por meio dos seguintes conceitos: evolução dos investimentos; evolução do número de empregados; evolução das vendas; evolução da produção; ações governamentais; e grau de competição. A constatação de que a Complexidade do setor é baixa é resultado dos estudos das variáveis: homogeneidade; concentração geográfica; políticas setoriais; e internacionalização. Por fim, o elevado Dinamismo do setor foi confirmado pelos conceitos: variação do número de empregados; variação das vendas; variação da produção; variação tecnológica; variação institucional; e turbulência do setor.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634