A RECICLAGEM COMO FERRAMENTA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
Resumo
Como produto de mudanças comportamentais da própria sociedade em relação à preocupação com questões relacionadas ao meio ambiente, as empresas têm incorporado a suas ações práticas de gestão ambiental. Dentre tais iniciativas encontra-se a reciclagem de materiais como alternativa para que a as empresas logrem, simultaneamente, a preservação ambiental e a redução de custos, de forma a conciliar ações com potencial de benefícios à imagem institucional com aquelas que lhe conferem maior competitividade. Este estudo tem como objetivo principal levantar indícios de que a reciclagem pode contribuir para tornar a empresa mais competitiva. Neste contexto, optou-se por estudar o caso do PRAC (Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhado), que produz baterias automotivas e recicla as que contêm chumbo e, além disso, possui uma preocupação em orientar outras organizações quanto ao descartar de baterias. Este estudo apresenta uma descrição do processo e a percepção dos gestores, para tratar da relação competitividade – meio ambiente.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634