A RECICLAGEM COMO FERRAMENTA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

Carolina Meili, Débora Kanaane Maria, Luciana Xavier de Camargo Picelli, Mônica Molinar de Almeida, Viviane da Silva Prado, Adilson Caldeira

Resumo


Como produto de mudanças comportamentais da própria sociedade em relação à preocupação com questões relacionadas ao meio ambiente, as empresas têm incorporado a suas ações práticas de gestão ambiental. Dentre tais iniciativas encontra-se a reciclagem de materiais como alternativa para que a as empresas logrem, simultaneamente, a preservação ambiental e a redução de custos, de forma a conciliar ações com potencial de benefícios à imagem institucional com aquelas que lhe conferem maior competitividade. Este estudo tem como objetivo principal levantar indícios de que a reciclagem pode contribuir para tornar a empresa mais competitiva. Neste contexto, optou-se por estudar o caso do PRAC (Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhado), que produz baterias automotivas e recicla as que contêm chumbo e, além disso, possui uma preocupação em orientar outras organizações quanto ao descartar de baterias. Este estudo apresenta uma descrição do processo e a percepção dos gestores, para tratar da relação competitividade – meio ambiente.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634