A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE TRAINEES NA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Resumo
Este estudo tem por objetivo compreender se o programa de trainees influencia a aprendizagem organizacional. Como sustentação teórica, aprofundou-se no modelo das cinco disciplinas de Senge (2001), do processo de aprendizagem proposto por Kim apud Wardman (1996), além de um resgate sobre o programa de trainees. A fim de atender ao objetivo, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, por meio de um estudo de caso numa empresa francesa do ramo de lacticínios. Para a coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado. A entrevista com os gestores do programa de trainees da empresa ocorreu no mês de maio de 2008. A partir da análise das entrevistas, procurou-se, então, identificar o processo de aprendizagem dos trainees nos três níveis: individual, de grupo e organizacional. Observou-se, também, como a empresa trabalha as cinco disciplinas propostas por Senge (2001), ao longo do programa. Assim, pode-se perceber a importância do programa de trainees na organização pesquisada e como ele incentiva a melhoria e a formação de pessoas nos processos de aprendizagem.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634