A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE TRAINEES NA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Marilia Gabriela Marcellino de Godoi, Heloisa Pegorelli, Bruna Fernanda Rosa, Patricia Amaral Pereira da Silva, Natacha Bertoia da Silva

Resumo


Este estudo tem por objetivo compreender se o programa de trainees influencia a aprendizagem organizacional. Como sustentação teórica, aprofundou-se no modelo das cinco disciplinas de Senge (2001), do processo de aprendizagem proposto por Kim apud Wardman (1996), além de um resgate sobre o programa de trainees. A fim de atender ao objetivo, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, por meio de um estudo de caso numa empresa francesa do ramo de lacticínios. Para a coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado. A entrevista com os gestores do programa de trainees da empresa ocorreu no mês de maio de 2008. A partir da análise das entrevistas, procurou-se, então, identificar o processo de aprendizagem dos trainees nos três níveis: individual, de grupo e organizacional. Observou-se, também, como a empresa trabalha as cinco disciplinas propostas por Senge (2001), ao longo do programa. Assim, pode-se perceber a importância do programa de trainees na organização pesquisada e como ele incentiva a melhoria e a formação de pessoas nos processos de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634