IMPORTAR PAPEL NO BRASIL: ESTUDO DE CASO DA GCE PAPÉIS

Caio Cesar De Prá, Camila Osler Seriacopi, Fernanda Menna Barreto Fóz Nassim, Gabriel Ferreira de Freitas, Victor Araújo Sousa, Petronio De Tilio Neto

Resumo


Este artigo objetiva identificar como a importação de papel ecológico tornou-se uma opção vantajosa para a empresa GCE Comércio Internacional de Papéis na distribuição para o mercado brasileiro e quais elementos constituíram a criação do empreendimento. O embasamento teórico aborda os seguintes aspectos: identificação de oportunidades, criação de vantagem competitiva, visão empreendedora e liderança. Procurou-se avaliar toda a peculiaridade estratégica marcada pela inovação e pela própria condição do produto. Três entrevistas de profundidade foram realizadas como suporte, guiadas por roteiro de perguntas, para identificar os fatores-chave para a criação do negócio e a percepção dos clientes sobre este produto. A análise dos resultados revelou a conectividade e antecipação da organização em ofertar um produto alinhado ao conceito de sustentabilidade dos negócios. A ênfase dada ao apelo ecológico mostrou-se como a principal vantagem competitiva da empresa, que vêm obtendo bons resultados em um setor concentrado por grandes organizações.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634