ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR CALÇADISTA

Elise Geargeoura Leocadio, Gabriela Gonçalves e Alcântara, Janaina Freire Cardoso, Thaís Alves Cabral, Thalita Maria Roque, Andresa Silva Neto Francischini

Resumo


As empresas brasileiras, cada vez mais, têm optado pela internacionalização como estratégia de crescimento. Esta é iniciada pelas empresas de acordo com suas oportunidades econômicas e de mercado. Este trabalho faz um estudo especifico do processo de internacionalização das empresas Arezzo e Carmem Steffens, que fazem parte do setor calçadista.
O setor calçadista brasileiro tem uma participação significa nas exportações do país. No decorrer do estudo, iremos observar análises mais aprofundadas deste setor, tanto no cenário nacional, quanto internacional. Também serão apresentados dados econômicos do Brasil, desde o inicio do processo de internacionalização de suas empresas. E ainda as chamadas grandes teorias de internacionalização, que buscam explicar os processos e estratégias adotadas pelas empresas que iniciam suas atividades internacionais.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634