ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. ESTUDO DE CASO: EMPRESA DO SETOR DE PESCADOS
Resumo
O presente artigo trata de um problema de crédito pouco explorado na literatura corrente: a análise e concessão de crédito em mercado com alto grau de informalidade. A pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso em uma empresa do setor de pescados que atende empresas de micro, pequeno e médio porte. O processo desenvolvido pela empresa foi confrontado com a teoria tradicional e foi desenvolvido um novo modelo com seis faixas atreladas a limites financeiros. À medida que os limites financeiro aumentam, supõe-se que as empresas estejam mais estruturadas administrativamente, e aumenta-se o nível de exigência para a liberação do limite pretendido. O modelo também sugere que os limites sejam atrelados a alçadas para concessão, simplificando e flexibilizando o processo. As conclusões indicam a viabilidade da implantação paulatina do modelo que também procura atender o projeto de expansão de 30% nas operações da empresa no próximo exercício.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634