Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Jovens Pesquisadores - Mackenzie?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos devem necessariamente ser submetidos pelos respectivos professores-orientadores, que se responsabilizarão legalmente pelo conteúdo do trabalho e pelas autorizações para publicação.

É fundamental que a orientação do trabalho, tanto na modalidade Iniciação Científica quanto na modalidade Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs e Monografias), conste no currículo Lattes do professor-orientador.


ESTRUTURA – ARTIGO ACADÊMICO OU APLICADO

(Total de 25 páginas, incluídos referências, apêndices e anexos, em Times New Roman 12, espaço simples entre linhas, capítulos em páginas sequenciais – exceção feita a Apêndices e Anexos).

TÍTULO DO TRABALHO

RESUMO

(250 palavras, parágrafo único, com até cinco palavras-chave)

1 INTRODUÇÃO
(Apresentando a contextualização do trabalho, o problema de pesquisa, o objetivo geral, resumo da pesquisa feita, os resultados)

2 REFERENCIAL TEÓRICO
(Apresentando, ao menos, três conceitos centrais, e a articulação entre eles).

3 METODOLOGIA
(Detalhamento do caminho metodológico percorrido, abordagem, instrumento de pesquisa (em forma de apêndice), método de coleta e de análise dos dados, e entrevistados).

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
(Apresentação dos dados coletados e sua análise detalhada, baseada no caminho metodológico percorrido).

5. DISCUSSÃO
(Discussão entre os achados e os autores utilizados no referencial teórico, de modo a criar uma contribuição e avanço nas teorias envolvidas no trabalho).

6. CONCLUSÃO
(Fechamento do trabalho, apresentando as respostas ao objetivo geral e específicos, assim como ilações pertinentes sobre os resultados da pesquisa, limitações e sugestões para futuros estudos)

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

ANEXOS


ESTRUTURA – CASO PARA ENSINO
(Total de 25 páginas, incluídos referências, apêndices e anexos, em Times New Roman 12, espaço simples entre linhas, capítulos em páginas sequenciais – exceção feita a Apêndices e Anexos).

1 INTRODUÇÃO
(Redação atraente para motivar o leitor a seguir com a leitura, criando uma “ambientação” para o desenrolar contextual do caso).

2 CONTEXTO DO CASO
(Pode ser dividido em quantas partes o autor desejar, desde que haja um fio condutor na história, de forma a manter o leitor atraído pelo texto e interessado em conduzir sua avaliação a respeito do dilema apresentado).

3 CONCLUSÃO DO CASO
(Sugere-se fortemente que o caso não seja resolvido ao final, deixando para o aluno a solução do dilema em que o gestor principal enfrenta. Casos assim são mais atraentes e desafiadores para o alunado).

NOTAS DE ENSINO
- Resumo do Caso
(Resumo contextual, redigido em no máximo 250 palavras, sem necessidade de palavras-chave).
- Objetivos de Aprendizagem
(Relacionam-se às razões e motivações para que o caso tenha sido escrito e seja um instrumento didático)
• Auxiliar os alunos a entenderem os desafios que enfrentarão em suas carreiras em relação a...
• Ajudar aos alunos a entenderem como lidar com situações de dificuldade em um ambiente...
• Ajudar os alunos a entender a responsabilidade gerencial que assumirão logo, e como suas decisões podem afetar suas carreiras...
• Outros...
- Questões imediatas - As questões imediatas relacionadas ao caso e às situações envolvidas nele. Em geral, são elaboradas um máximo de cinco questões.
- Questões básicas - Algumas questões básicas e gerais relacionadas aos aportes teóricos relacionados ao caso, num total de cinco questões.

- Sugestão de tarefas para os alunos
1. Colocar-se no lugar do gestor, analisar e resolver o caso (o dilema), ou avaliar a decisão tomada – correta ou não – justificando e dando sugestões.
2. Conduzir a análise do caso, relacionando-o com os aportes teóricos envolvidos.
3. Avaliar se o conteúdo de informações é suficiente para a solução e/ou avaliar a decisão.
4. Avaliar quais as informações faltantes no caso e justificar a sua necessidade.

- Sugestão para a análise do caso
(Como sugestão para análise do caso pelo professor, o autor do caso deve incluir nas notas de ensino a orientação para a análise e a discussão em sala de aula: (a) Tempo para análise do caso – tempo sugerido; (b) Necessidade ou não de leitura prévia – tempo sugerido; (c) Análise e discussão dos alunos em pequenos grupos – tempo sugerido; (d) Discussão em sessão plenária orquestrada pelo professor – tempo sugerido; (e) Fechamento da discussão do caso pelo docente – tempo sugerido).

- Aportes teóricos relacionados
(Síntese de conceitos e autores relacionados às questões básicas).

- Cursos e disciplina para os quais o caso foi direcionado
(Relação de possíveis cursos e disciplinas em que o caso pode ser aplicado).

- O resto da história
(Apresentação do final da história, incluindo a decisão que o gestor tomou, que deverá ser compartilhado pelo professor com os estudantes, depois da discussão final, em plenária).

REFERÊNCIAS (inclui fontes de consulta)

APÊNDICES e ANEXOS


ESTRUTURA – RELATO TÉCNICO*
(Total de 25 páginas, incluídos referências, apêndices e anexos, em Times New Roman 12, espaço simples entre linhas, capítulos em páginas sequenciais – exceção feita a Apêndices e Anexos).

RESUMO
(Síntese do texto em que constem o problema ou a oportunidade efetivamente tratada, o diagnóstico, a proposta de solução ou aproveitamento, a implantação (o processo mesmo que previsto ou iniciado, da Intervenção), os resultados obtidos (decorrente da Avaliação) e as contribuições que o trabalho poderá dar à outras empresas. Devem ser necessariamente destacadas as Inovações adotadas e a Complexidade para a elaboração do trabalho, como uma síntese do que terá sido apresentado nas Considerações Finais e Contribuições).
Redigir procurando não ultrapassar um máximo de 250 palavras - Times New Roman normal – tamanho 12 – espaço simples entre linhas – parágrafo único sem recuo.

Palavras chaves:
(Adicionar de três a cinco palavras-chaves em português.)

1 INTRODUÇÃO
(Redação sucinta e objetiva, de maneira a motivar os leitores a continuarem a leitura do relato. Indicar do que trata o trabalho, se da melhoria de algo em andamento ou de uma proposta a ser implementada, tomando o cuidado para não haver repetições de detalhes em relação ao que já consta no texto).

2 ENTENDIMENTO DO PROBLEMA (ou) DA OPORTUNIDADE
O produto/serviço e a empresa (Apresentação direta e objetiva do produto ou serviço da empresa que tem a ver diretamente com o Problema ou a Oportunidade a ser tratada. Complementar com uma descrição sucinta da linha de produtos, clientes, segmentos de mercado, unidades de negócios, localização, amplitude de atuação geográfica e um breve histórico, que facilitem avaliar posteriormente os efeitos do problema ou os indícios da oportunidade. Podem ser inseridos alguns dados, gráficos, fotos e links, como ilustração.)
Os concorrentes e o mercado (Indicar os concorrentes mais imediatos, os produtos ou serviços com os quais a empresa compete, e a dinâmica da competição do mercado ou do segmento em que atua, de maneira sucinta. Podem ser inseridos alguns dados, gráficos, fotos e links, como ilustração.)
Caracterização do Problema (ou) da Oportunidade: Iniciar com a redação do problema ou da oportunidade escolhida para o trabalho, tal como percebida na empresa. Isso é importante por que é o ponto de partida da realidade a ser tratada e que será objeto de aprofundamento por meio de diagnóstico na próxima fase do trabalho. Quando se tratar de um Problema, apontar os seus efeitos negativos para a eficiência e a produtividade nas atividades da empresa, indicando os sintomas provocadores das deficiências. No caso de Oportunidade, apontar os indícios que mostram haver potencial demanda que justifique o seu aproveitamento. Os efeitos ou os indícios devem ser aqueles sobre os quais já exista um mínimo de entendimento por quem irá liderar ou apoiar a sua solução ou aproveitamento e os demais envolvidos na empresa.
Objetivos (Indicar o que se pretende obter junto aos beneficiários com a solução do problema ou com o aproveitamento da oportunidade. Obs.: não cabem aqui as expressões: analisar ..., modelar ..., propor ..., pesquisar ..., etc.)

3 DIAGNÓSTICO DO PROBLEMA (ou) DA OPORTUNIDADE
Procedimentos adotados no diagnóstico (Partir do Problema ou da Oportunidade caracterizada na fase anterior e indicar: a) a delimitação do diagnóstico e da análise do problema ou da oportunidade; b) os instrumentos de pesquisa utilizados (aqueles tratados nas disciplinas), mostrando:- dados e informações coletados e onde foram obtidos; - ferramenta da coleta de dados e informações: entrevistas internas e externas, pesquisa de documentos, internet, banco de dados, técnicas utilizadas nas empresas para diagnóstico, etc.; - tratamento e análise dos dados.)
Problema (ou) Oportunidade definida (Redação clara do Problema ou da Oportunidade que se tornou definitiva, após o diagnóstico, em um único parágrafo, para não se perder de vista ao longo do trabalho, aquilo que foi definido.

4 PROPOSTA DE SOLUÇÃO DO PROBLEMA (ou) DO APROVEITAMENTO DA OPORTUNIDADE
Processo de elaboração da proposta (a) partir do Problema ou da Oportunidade definida, focando a sua essência e levando em conta os objetivos indicados na fase inicial, com os ajustes que tenham sido necessários após o diagnóstico; b) apresentar as alternativas analisadas, indicando os instrumentos e ferramentas utilizados para a sua formulação; c) considerar em cada alternativa a sua aplicabilidade e a inovação adotadas na solução do Problema ou no aproveitamento da Oportunidade).
Solução adotada (Redação sucinta e objetiva da solução ou do aproveitamento, consubstanciando a estratégia básica para a sua implementação. Na sequência, apontar as resistências a serem superadas, no caso de solução do Problema, ou as ameaças a serem reduzidas ou eliminadas, no caso da Oportunidade. Apontar a aplicação, a inovação e a complexidade inerentes à proposta.)
Resultados esperados (Mostrar o valor a ser criado aos diferentes stakeholders. No caso de Problema, iniciar pelos stakeholders internos e, em seguida, indicar a criação de valor para os clientes, enquanto para a Oportunidade, começar necessariamente pelos clientes e consumidores, com a indicação do que se quer obter. Em ambos os casos indicar as metas e/ou outros indicadores que possam ser objeto de avaliação posterior.)
Recursos e capacidades necessários (Indicação dos recursos e capacidades necessários para a obtenção dos resultados esperados, detalhando: a) pontos fortes: o que a empresa já dispõe, em termos físicos e não físicos: b) pontos fracos: o que precisará rever, desenvolver ou adquirir).

5 PLANO DE AÇÕES
Ações previstas (Apontar as ações prioritárias para reforçar os pontos fortes, superar os pontos fracos, superar as resistências às mudanças e reduzir os efeitos das ameaças para implementar a proposta; definir quem vai liderá-las; quem participará do processo; qual o prazo; onde as atividades devem ser desenvolvidas. Incluir também as despesas inerentes à elaboração do Plano, por exemplo, com consultorias externas, surveys, viagens, alocação de pessoas de outras áreas, etc.
Previsões sobre investimentos, custos e retornos (Apresentação de demonstrações financeiras com os investimentos necessários para a implementação da proposta, os custos envolvidos com novas aquisições de processos, sistemas, licenciamento, contratação de pessoas, ampliações físicas, aluguéis, terceirizações, juros e amortizações, etc., e os retornos financeiros para a análise da viabilidade da solução proposta.)
Fontes de financiamento (Indicar como a proposta será financiada, se com recursos próprios, de terceiros ou outra forma de financiamento, ou uma composição de todas elas, com a indicação dos valores monetários ou em percentuais.)
Análise dos riscos (Avaliação dos riscos externos e internos para se atingir as metas e obter os resultados esperados, com as ações e recursos definidos para a implementação da proposta. Ela pode levar à revisão de algumas ações e recursos já definidos, cujos riscos sejam muito elevados e de custo-benefício desfavorável, inviabilizando a sua adoção.)

6 INTERVENÇÃO
Aspectos envolvidos nas mudanças (Aqui devem constar as tratativas e negociações havidas até onde o trabalho chegou, independentemente de ter sido aplicado apenas em parte ou não, com as dificuldades e facilidades havidas, tendo em vista mostrar a sua complexidade. Indicar detalhes sobre o relacionamento interpessoal com níveis superiores da empresa, grupo e/ou áreas da empresa, clientes/consumidores, parceiros, sócios, fornecedores, e demais stakeholders.)

7 AVALIAÇÃO
(Indicar o que foi obtido em termos de valor criado para os clientes/consumidores, acionistas e os demais stakeholders, quantitativa e/ou qualitativamente, ao longo da elaboração do trabalho, para mostrar a sua aplicação imediata, quando for possível. Indicar como serão avaliados os resultados na sequência da implantação da proposta, especialmente pelos trabalhos que não puderam ser implantados ao longo do curso, em parte ou no seu todo.)

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES
(Fazer uma apreciação sucinta sobre o aprendizado obtido com o trabalho, envolvendo os seus desdobramentos dentro e fora da empresa. Fazer uma apreciação sobre a inovação ou inovações incorporadas ao trabalho, assim como quanto à complexidade, ao longo do seu desenvolvimento. Por fim, fazer uma ou mais recomendações a leitores que se encontrem atuando em situações semelhantes ou àqueles que pretendam criar um novo negócio, em forma de “dicas”.)

REFERÊNCIAS (inclui fontes de consulta)

APÊNDICES

ANEXOS

*Baseado no livro METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS PRÁTICOS E APLICADOS EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, Marcondes et al., Editora Mackenzie, 2017.


ESTRUTURA – RELATO TÉCNICO: PROJETOS INTEGRADORES

RESUMO
(Síntese do texto em que constem o problema ou a oportunidade efetivamente tratada, o diagnóstico e a proposta de solução ou aproveitamento. Devem ser preferencialmente destacadas as Inovações adotadas e a Complexidade para a elaboração do trabalho, como uma síntese do que terá sido apresentado nas Considerações Finais e Contribuições).
Redigir procurando não ultrapassar um máximo de 250 palavras - Times New Roman normal
– tamanho 12 – espaço simples entre linhas – parágrafo único sem recuo.

Palavras chaves:
(Adicionar de três a cinco palavras-chaves em português.)

1 INTRODUÇÃO
(Redação sucinta e objetiva, de maneira a motivar os leitores a continuarem a leitura do relato. Indicar do que trata o trabalho, se da melhoria de algo em andamento ou de uma proposta a ser implementada, tomando o cuidado para não haver repetições de detalhes em relação ao que já consta no texto).

2 ENTENDIMENTO DO PROBLEMA (ou) DA OPORTUNIDADE
- O produto/serviço e a empresa (Apresentação direta e objetiva do produto ou serviço da empresa que tem a ver diretamente com o Problema ou a Oportunidade a ser tratada.
- Complementar com uma descrição sucinta da linha de produtos, clientes, segmentos de mercado, unidades de negócios, localização, amplitude de atuação geográfica e um breve histórico, que facilitem avaliar posteriormente os efeitos do problema ou os indícios da oportunidade. Podem ser inseridos alguns dados, gráficos, fotos e links, como ilustração.)
- Os concorrentes e o mercado (Indicar os concorrentes mais imediatos, os produtos ou serviços com os quais a empresa compete, e a dinâmica da competição do mercado ou do segmento em que atua, de maneira sucinta. Podem ser inseridos alguns dados, gráficos, fotos e links, como ilustração.)
- Caracterização do Problema (ou) da Oportunidade: Iniciar com a redação do problema ou da oportunidade escolhida para o trabalho, tal como percebida na empresa. Isso é importante por que é o ponto de partida da realidade a ser tratada e que será objeto de aprofundamento por meio de diagnóstico na próxima fase do trabalho. Quando se tratar de um Problema, apontar os seus efeitos negativos para a eficiência e a produtividade nas atividades da empresa, indicando os sintomas provocadores das deficiências. No caso de Oportunidade, apontar os indícios que mostram haver potencial demanda que justifique o seu aproveitamento. Os efeitos ou os indícios devem ser aqueles sobre os quais já exista um mínimo de entendimento por quem irá liderar ou apoiar a sua solução ou aproveitamento e os demais envolvidos na empresa.
-Objetivos (Indicar o que se pretende obter junto aos beneficiários com a solução do problema ou com o aproveitamento da oportunidade. Obs.: não cabem aqui as expressões: analisar ..., modelar ..., propor ..., pesquisar ..., etc.)

3 DIAGNÓSTICO DO PROBLEMA (ou) DA OPORTUNIDADE
- Procedimentos adotados no diagnóstico (Partir do Problema ou da Oportunidade

caracterizada na fase anterior e indicar: a) a delimitação do diagnóstico e da análise do problema ou da oportunidade; b) os instrumentos de pesquisa utilizados (aqueles tratados nas disciplinas), mostrando:- dados e informações coletados e onde foram obtidos; - ferramenta da coleta de dados e informações: entrevistas internas e externas, pesquisa de documentos, internet, banco de dados, técnicas utilizadas nas empresas para diagnóstico, etc.; - tratamento e análise dos dados.)
- Problema (ou) Oportunidade definida (Redação clara do Problema ou da Oportunidade que se tornou definitiva, após o diagnóstico, em um único parágrafo, para não se perder de vista ao longo do trabalho, aquilo que foi definido.

4 PROPOSTA DE SOLUÇÃO DO PROBLEMA (ou) DO APROVEITAMENTO DA OPORTUNIDADE
- Processo de elaboração da proposta (a) partir do Problema ou da Oportunidade definida, focando a sua essência e levando em conta os objetivos indicados na fase inicial, com os ajustes que tenham sido necessários após o diagnóstico; b) apresentar as alternativas analisadas, indicando os instrumentos e ferramentas utilizados para a sua formulação; c) considerar em cada alternativa a sua aplicabilidade e a inovação adotadas na solução do Problema ou no aproveitamento da Oportunidade).

- Solução adotada (Redação sucinta e objetiva da solução ou do aproveitamento, consubstanciando a estratégia básica para a sua implementação. Na sequência, apontar as resistências a serem superadas, no caso de solução do Problema, ou as ameaças a serem reduzidas ou eliminadas, no caso da Oportunidade. Apontar a aplicação, a inovação e a complexidade inerentes à proposta.)

- Resultados esperados (Mostrar o valor a ser criado aos diferentes stakeholders. No caso de Problema, iniciar pelos stakeholders internos e, em seguida, indicar a criação de valor para os clientes, enquanto para a Oportunidade, começar necessariamente pelos clientes e consumidores, com a indicação do que se quer obter. Em ambos os casos indicar as metas e/ou outros indicadores que possam ser objeto de avaliação posterior.)
- Recursos e capacidades necessários (Indicação dos recursos e capacidades necessários para a obtenção dos resultados esperados, detalhando: a) pontos fortes: o que a empresa já dispõe, em termos físicos e não físicos: b) pontos fracos: o que precisará rever, desenvolver ou adquirir).

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES
Fazer uma apreciação sucinta sobre o aprendizado obtido com o trabalho. Fazer uma apreciação sobre a inovação ou inovações incorporadas ao trabalho, assim como quanto à complexidade, ao longo do seu desenvolvimento. Por fim, fazer uma ou mais recomendações a leitores que se encontrem atuando em situações semelhantes.

REFERÊNCIAS (inclui fontes de consulta)

APÊNDICES

ANEXOS

*Baseado no livro METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS PRÁTICOS E APLICADOS EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, Marcondes et
al., Editora Mackenzie, 2017.


ESTRUTURA DOS TRABALHOS PARA SUBMISSÃO

O artigo submetido deve estar em formato editável, como DOC, DOCX. Não serão aceitos artigos em formato PDF.
Retire os nomes dos autores e qualquer referência que permita identificá-los.


FORMATAÇÃO DO ARTIGO

• Configuração de página: A4 com orientação em Retrato;
• Margens: superior (3,0 cm), inferior (2,0 cm), esquerda (3,0 cm) e direita (2,0 cm);
• Fonte: Times New Roman;
• Tamanho da fonte no título e subtítulo: 12 (em negrito, maiúsculas);
• Tamanho da fonte no corpo do texto: 12 para o texto e 10 para as citações longas (mais de três linhas), notas de rodapé e legendas das ilustrações e tabelas;
• Espaço entre linhas: simples;
• Espaço entre parágrafos: 6pts (antes e depois);
• Alinhamento: justificado;
• Não utilizar diferenciamento de recuo para parágrafos (exceto citações longas, para as quais o recuo é de 4 cm e a fonte tamanho 10);
• Referências bibliográficas: de acordo com a ABNT (NBR 6023) ou com a APA;
• Limite: 25 páginas para Artigos, Casos de Ensino e Relatos Técnicos (e 20 páginas para Relatos Técnicos - Projetos Integradores), incluindo ilustrações, gráficos, tabelas, notas e referências bibliográficas;
• Utilizar notas de rodapé.

 

Declaração de Direito Autoral

Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à Revista Jovens Pesquisadores. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:

1. A Revista Jovens Pesquisadores mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.

2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.

3. A Revista Jovens Pesquisadores poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na Revista Jovens Pesquisadores (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.

4. O autor pode fazer fotocópias do artigo, ou distribuí-lo por meio eletrônico, desde que com o objetivo de atender às suas próprias aulas e atividades de pesquisas, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência à publicação anterior na Revista Jovens Pesquisadores (nome da revista, edição e ano) seja feita de forma explícita e clara na página de rosto de todas as cópias feitas do artigo.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.