INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS: O CASO CACAU SHOW

Bruno Penedo Pessoa, Murilo Mendes Leite, Renan Gomes Matos, Andresa Silva Neto Francischini (Orientadora)

Resumo


O artigo tem por finalidade analisar a trajetória de internacionalização da empresa brasileira de chocolates “Cacau Show” sob a ótica das teorias comportamentais de internacionalização. Há também a consideração dos aspectos teóricos relacionados à internacionalização de empresas brasileiras. Para tanto, são considerados dados relevantes sobre o setor e, com maior grau de profundidade, da empresa de chocolates Cacau Show. O método de pesquisa é o Estudo de Caso e a pesquisa considera a abordagem qualitativa para análise dos resultados. Há a consideração de dados secundários e como fonte primária de informações foi realizada uma entrevista com dirigentes da empresa considerada no estudo. O estudo é guiado por um conjunto de objetivos gerais e específicos, desenvolvidos a partir dos aspectos teóricos relacionados com as teorias comportamentais de internacionalização de empresas, estratégias de entrada, as vantagens, motivações e dificuldades para a internacionalização, além de dados setoriais.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634