MERCADO DE CERVEJAS ARTESANAIS EM SÃO PAULO
Resumo
Este trabalho investiga as causas do crescimento do consumo da cerveja artesanal em São Paulo, e para isso, foi elaborado o seguinte problema de pesquisa: Por que as microceve-jarias artesanais estão se expandindo no estado de São Paulo? O estudo foi realizado em três empresas, todas situadas em São Paulo. Além disso, foram entrevistados três consumidores frequentes de cervejas artesanais, todos de São Paulo. Optou-se pelo tipo de pesquisa explo-ratória, descritiva segundo Triviños (1987) e pelo método qualitativo. Para o levantamento de dados, foram realizadas seis entrevistas, com dois roteiros semiestruturados, de acordo com Triviños (1987). As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo resultando em categorias e metacategorias, baseado em (FLICK, 2004). Os resultados mostraram que tanto empreendedores quanto consumidores indicam estar cres-cendo este mercado e o consumo das cervejas artesanais por alguns motivos relatados duran-te a pesquisa nos quais serão descritos no artigo.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634