MERCADO DE CERVEJAS ARTESANAIS EM SÃO PAULO

Alex Seiji Ito Yamamoto, Cauã Dias Azevedo, Gilberto Henrique Pinhoni, Felipe Baptista Giesbrecht, Petronio De Tilio Neto (Orientador)

Resumo


Este trabalho investiga as causas do crescimento do consumo da cerveja artesanal em São Paulo, e para isso, foi elaborado o seguinte problema de pesquisa: Por que as microceve-jarias artesanais estão se expandindo no estado de São Paulo? O estudo foi realizado em três empresas, todas situadas em São Paulo. Além disso, foram entrevistados três consumidores frequentes de cervejas artesanais, todos de São Paulo. Optou-se pelo tipo de pesquisa explo-ratória, descritiva segundo Triviños (1987) e pelo método qualitativo. Para o levantamento de dados, foram realizadas seis entrevistas, com dois roteiros semiestruturados, de acordo com Triviños (1987). As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo resultando em categorias e metacategorias, baseado em (FLICK, 2004). Os resultados mostraram que tanto empreendedores quanto consumidores indicam estar cres-cendo este mercado e o consumo das cervejas artesanais por alguns motivos relatados duran-te a pesquisa nos quais serão descritos no artigo.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634