A COOPERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Resumo
Com o propósito de identificar o potencial de benefícios à competitividade e dificuldades encontradas no desenvolvimento de estratégias de cooperação, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa com fim exploratório, com dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com um grupo de comerciantes responsáveis por lojas que integram uma rede de cooperação de empresas comerciais do ramo de materiais de construção. A análise de conteúdo das entrevistas revela aspectos inerentes aos benefícios buscados quando se adotam estratégias de cooperação entre empresas para a conquista de competitividade no mercado, tais como a união dos empresários envolvidos. Essa opção estratégica favorece a compra compartilhada, aumentando o poder de negociação com fornecedores, mas sua execução ocasiona situações que carecem de preocupação, principalmente no que se refere ao relacionamento humano, como a ocorrência de conflitos, divergências de opinião e resistência ao compartilhamento de informações.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634