QUALIDADE DE VIDA PERCEBIDA POR ALUNOS UNIVERSITÁRIOS

Derly Jardim do Amaral, Felipe Perretti de Carvalho, Rafael Xavier de Souza, Rodrigo Figueiredo Tavares Dias Escudeiro, Vitor Foresto Marinho

Resumo


Esse trabalho busca compreender e interpretar a percepção de qualidade de vida dos alunos matriculados nos cursos presenciais da Universidade Presbiteriana Mackenzie, analisando os domínios da qualidade de vida, descritas pela Organização Mundial da Saúde como: Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente, através da aplicação de um instrumento de avaliação construído e validado pela OMS, em 1995, conhecido como WHOQOL-Bref. A pesquisa utilizou uma amostra não probabilística de 200 alunos do Mackenzie, usando uma técnica de coleta do tipo survey, empregando cálculos de estatísticos descritivos para a apuração dos dados, apresentando os resultados que mais impactaram a qualidade de vida dos alunos. O resultado foi extraído através de um escore médio que foi calculado baseado na pontuação em que os alunos responderam para cada questão, chamada de facetas. No presente estudo, o resultado obtido, em uma escala de pontuação de 0 a 100%, foi de 71,28% para a percepção de Qualidade de Vida Total, calculado através da média do escore de todas as facetas, ou seja, os alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie participantes da pesquisa percebem-se satisfeitos com a qualidade de vida que possuem.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634