QUALIDADE DE VIDA PERCEBIDA POR ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
Resumo
Esse trabalho busca compreender e interpretar a percepção de qualidade de vida dos alunos matriculados nos cursos presenciais da Universidade Presbiteriana Mackenzie, analisando os domínios da qualidade de vida, descritas pela Organização Mundial da Saúde como: Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente, através da aplicação de um instrumento de avaliação construído e validado pela OMS, em 1995, conhecido como WHOQOL-Bref. A pesquisa utilizou uma amostra não probabilística de 200 alunos do Mackenzie, usando uma técnica de coleta do tipo survey, empregando cálculos de estatísticos descritivos para a apuração dos dados, apresentando os resultados que mais impactaram a qualidade de vida dos alunos. O resultado foi extraído através de um escore médio que foi calculado baseado na pontuação em que os alunos responderam para cada questão, chamada de facetas. No presente estudo, o resultado obtido, em uma escala de pontuação de 0 a 100%, foi de 71,28% para a percepção de Qualidade de Vida Total, calculado através da média do escore de todas as facetas, ou seja, os alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie participantes da pesquisa percebem-se satisfeitos com a qualidade de vida que possuem.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634