MARCAS DE LUXO NA ERA DA ECONOMIA COMPARTILHADA

Andressa Forner Marchi, Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado, Victoria Moreno De Magalhães Padilha

Resumo


Este artigo tem como objetivo geral investigar como a economia compartilhada impacta na forma de atuar de marcas de luxo. Já os objetivos específicos são compreender as ações de marketing no mercado de luxo perante o comportamento das novas gerações e identificar as marcas de luxo que se utilizam da economia compartilhada para proporcionar novas experiências aos seus consumidores. No Referencial Teórico, foram abordados os conceitos de luxo, marca, economia compartilhada e gerações de consumo. Para a realização da pesquisa de campo, utilizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa com os gestores de duas marcas de luxo que se utilizam da economia compartilhada como modelo de negócio. Foi empregado um roteiro de caráter semiestruturado como instrumento de coleta das entrevistas em profundidade. Evidenciou-se que a economia compartilhada impacta positivamente na experiência dos consumidores das marcas de luxo, uma vez que existe o contraste da exclusividade do luxo com o acesso da economia compartilhada, ou seja, a economia compartilhada representa uma oportunidade para as marcas de luxo e não, uma ameaça.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634