A FORÇA DA MARCA DURANTE UMA PANDEMIA: O NOVO CORONAVÍRUS E OS DESAFIOS NO MEIO DIGITAL
Resumo
O coronavírus submeteu o comércio e os hábitos dos consumidores à mudança, e por meio da necessidade de isolamento social, impulsionou as vendas on-line e os canais do meio digital. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo é investigar, em meio à pandemia do coronavírus, de que forma os novos hábitos do consumidor interferem nas estratégias da marca no meio digital. Já os objetivos específicos são: observar como a marca pode ajudar na conscientização da mudança de hábito do consumidor, permanecendo relevante em um cenário instável; avaliar o impacto que o posicionamento de uma marca no meio digital, em meio à pandemia, afeta na fidelização após o surto do coronavírus e verificar quais ferramentas de marketing digital a marca adotou durante a crise causada pela pandemia. As marcas tiveram que reestruturar seu modelo de negócios e sua forma de comunicação com os clientes para sobreviver neste cenário instável em que predomina uma doença epidêmica de ampla disseminação. Para o referencial teórico, foram abordados os conceitos sobre marca, posicionamento, comportamento do consumidor na pandemia, marketing digital e marketing de conteúdo. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa por meio de entrevista em profundidade com a utilização de um roteiro semiestruturado com perguntas abertas. O método de análise escolhido foi análise de conteúdo e foram entrevistados colaboradores de uma Casa de Pães e seus respectivos clientes. Foi possível notar que todos os entrevistados foram afetados pela pandemia e consequentemente mudaram seus hábitos de compra. Enfatizaram a importância das marcas na conscientização dos indivíduos durante a pandemia, e mostraram a percepção de mudança no meio digital, que observaram nos estabelecimentos comerciais desde que a pandemia se iniciou.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634