Criação de Valor para os stakeholders do modelo de negócios de plataformas de autosserviço no ramo imobiliário

Fernanda Mayumi Holanda Miyoshi, Sara Pomilio Françoso, Shu Harn Mei, Lilian Aparecida Pasquini Miguel (Orientadora)

Resumo


Este artigo trata do valor criado para os stakeholders das empresas que se utilizam do modelo de plataformas de autosserviço no ramo imobiliário. O surgimento da Internet colaborou para que muitos serviços se tornassem mais acessíveis e práticos aos seus usuários e dentro do ramo de imobiliárias não foi diferente. Novas empresas começaram a surgir nos últimos anos, após verem a insatisfação dos clientes de imobiliárias tradicionais, e assim surgiram modelos, que por meio da tecnologia, reinventaram a maneira de compra e venda de imóveis no Brasil. Por isso, viu-se a oportunidade de aprofundar o estudo sobre quais são os valores criados pelas empresas que aderiram a esse modelo inovador que tanto satisfizeram e ainda satisfazem seus dois tipos de clientes, locador/comprador e locatário/proprietário. Foram realizadas pesquisas qualitativas com as empresas, envolvendo dados secundários e primários assim como quantitativas com os usuários dos serviços. Os resultados apontaram para o fato de que os modelos de plataformas imobiliários propõem a diminuição da burocracia e utilização de novas tecnologias para oferecer serviços mais assertivos para seus clientes e com isso acabam criando valor para eles. E na visão deste último, os valores enxergados estão associados à facilidade e praticidade atendidas pelas empresas digitais que as quais tomam para si os trâmites administrativos.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634