ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE OS ESTILOS DE LIDERANÇA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS ENTRE 2012 E 2022
Resumo
Este artigo teve por objetivo geral desenvolver um estudo bibliométrico para identificar e analisar os estudos sobre os estilos de lideranças voltados para docentes universitários que atuaram no contexto educacional brasileiro entre 2012 e 2022. Para isto, foi feita uma pesquisa bibliométrica nas bases de dados Capes e Scielo de artigos que contivessem o tema estilos de liderança de docentes nos títulos, nos resumos e nas palavras-chave dos periódicos existentes nestas plataformas. Com estes critérios, foram selecionados sete artigos, estes foram analisados a partir de sete categorias: nome do periódico, ano de publicação, autor, instituição de ensino, teoria de liderança abordada, tipo e método de pesquisa. Os resultados mais relevantes revelaram que a abordagem baseada nos Estilos de Liderança Transacional, Transformacional e Laissez Faire foi a mais utilizada nas pesquisas já realizadas. Para além disto, percebeu-se que este tema vem sendo mais explorado em universidades públicas, especialmente as situadas nas regiões Sul e Sudeste do país, apesar da sua relevante contribuição para o contexto educacional privado. Espera-se que esse levantamento possa demonstrar o cenário da produção científica sobre os estilos de liderança dos docentes e proporcionar a reflexão sobre os possíveis cursos e limitações no contexto educacional e de pesquisas acadêmicas.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634