AS DIFERENTES TRIBOS DE CONSUMO DA GERAÇÃO Z E A ESCOLHA POR MODELOS DE CALÇADOS

Felipe Conforto Gargalaka, Gabriella Hamad Lazzaretti, Marcella Amadei Theobaldo Pinto, Sergio Silva Dantas

Resumo


O objetivo geral desse estudo foi descobrir quais os modelos de tênis são mais associados como símbolos de identidade de cada tribo de consumo da geração Z. Para atingir o objetivo geral, estabeleceram-se os objetivos específicos: (a) identificar os principais modelos de calçados preferidos por cada tribo da geração Z; e (b) compreender como os calçados são utilizados pela geração Z como símbolos de pertencimento a tribos e diferenciação, levando em conta as características individuais e os contextos sociais de consumo. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com uso de dados quantitativos, com um total de 132 respondentes, pertencentes à Geração Z (15 a 28 anos). Os dados mostram que há uma variedade de tribos aos quais os jovens se identificam e que, para algumas delas (como as tribos dos skatistas, hip-hop e hype) os calçados são um forte elemento de pertencimento à tribo.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634