A INFLUÊNCIA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NA IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA ORGANIZAÇÃO PERANTE OS CLIENTES INTERNOS

Danilo O. Villela, Ermanno Vallinoto, Fernanda Pinheiro, Naira Oey, Weverton Tibério, Paulo Roberto Leite

Resumo


O presente trabalho procura mostrar a influência da coleta seletiva de lixo na imagem institucional de uma organização perante os clientes internos. A coleta seletiva e a reciclagem são as melhores formas de resolver o problema de lixo urbano. Na grande maioria das cidades brasileiras, o lixo é depositado a céu aberto, que causa poluição do ar, do solo e das águas, permitindo a proliferação de doenças, o que afeta a qualidade de vida da população. Com base nestes problemas, a sociedade, e sobretudo as organizações estão se esforçando para agir de modo responsável, procurando minimizar o risco em operações potencialmente agressivas ao meio ambiente, construindo ou reforçando sua imagem institucional. Assim, foram selecionados clientes internos de organizações que praticam e que não praticam coleta seletiva de lixo para responder questionários estruturados, tendo como foco principal verificar se existe alguma relação entre coleta seletiva de lixo e imagem institucional interna. Para tanto, usou-se o método qualitativo na análise dos dados obtidos, observando–se que existe uma influência positiva da prática da coleta seletiva sobre o nível de satisfação e da visão que os funcionários possuem de sua empresa nas organizações que constituíram os objetos de estudo desta pesquisa.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634