INFORMAÇÃO: UM INSTRUMENTO CAPAZ DE INCREMENTAR A DEMANDA
Resumo
A pesquisa tem como objetivo estudar a informação como um instrumento que possibilitaria a aproximação de expectativas dos agentes econômicos, especificamente empresas e consumidores. Supõe-se a existência de dois mercados: uma para o produto e outro para a informação. As referências teóricas foram buscadas na teoria microeconômica neoclássica, utilizando instrumentos de marketing considerados meios usados pela empresa para fornecer ou demandar informações ao mercado e para aproximar as expectativas dos demandantes. Realizaram-se questionários fechados a uma amostra de potenciais consumidores escolhidos aleatoriamente nas vias públicas e aplicaram-se questionários, também fechados, a consumidores efetivos identificados em grandes supermercados. Verificou-se que a propaganda mostra-se um item significante para a formação de expectativas do consumidor, sendo afetadas também pela renda, indicando que um conjunto amplo de variáveis, idade, nível salarial, formação, contribuem para que diferentes graus de exposição à propaganda gerem diferentes e variadas formas de apreensão de informações.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634