UMA ANÁLISE DO FATOR QUALIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE EMPRESAS DO SETOR DE BENS DE CAPITAL MECÂNICO

Juliana de Farias, Alexandre Nabil Ghobril, Roberto Giro Moori

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar o fator Qualidade e seu alinhamento estratégico entre o ambiente interno e externo de empresas do setor de bens de capital mecânico. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória junto a 12 empresas, sendo seis clientes e seis fornecedores de equipamentos. Os dados coletados por meio de entrevista em profundidade e tratadas pela análise de conteúdo revelaram que: a) o fator qualidade desejados pelos clientes é aderente ao processo produtivo dos fabricantes de equipamentos e; b) dentre as diversas variáveis analisadas relacionadas ao fator qualidade, a assistência técnica dos equipamentos se sobressaiu como o mais importante. Por conta dos resultados obtidos, pode-se concluir que o alinhamento estratégico do fator qualidade é uma realidade presente e importante na interação entre clientes e fornecedores do setor de máquinas e equipamentos e, por conseqüência, quanto mais bem alinhado, maior é a vantagem competitiva.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634