UMA ANÁLISE DO FATOR QUALIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE EMPRESAS DO SETOR DE BENS DE CAPITAL MECÂNICO
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o fator Qualidade e seu alinhamento estratégico entre o ambiente interno e externo de empresas do setor de bens de capital mecânico. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória junto a 12 empresas, sendo seis clientes e seis fornecedores de equipamentos. Os dados coletados por meio de entrevista em profundidade e tratadas pela análise de conteúdo revelaram que: a) o fator qualidade desejados pelos clientes é aderente ao processo produtivo dos fabricantes de equipamentos e; b) dentre as diversas variáveis analisadas relacionadas ao fator qualidade, a assistência técnica dos equipamentos se sobressaiu como o mais importante. Por conta dos resultados obtidos, pode-se concluir que o alinhamento estratégico do fator qualidade é uma realidade presente e importante na interação entre clientes e fornecedores do setor de máquinas e equipamentos e, por conseqüência, quanto mais bem alinhado, maior é a vantagem competitiva.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634