INCENTIVOS À EXPORTAÇÃO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA INDÚSTRIA TÊXTIL

Thiago Fernandes Nascimento, Sérgio Lex

Resumo


Considerando a importância do setor têxtil brasileiro no mundo, encontra-se nas pequenas e médias empresas têxteis uma alternativa ao desenvolvimento econômico e social do país.Assim, este estudo abordou a evolução do setor têxtil no Brasil e como ele está estruturado, as pequenas e médias empresas brasileiras e os tipos de incentivos à exportação, que são as formas de cooperação entre empresas, as linhas de financiamentos e os inventivos fiscais. Também foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa junto a empresários exportadores do setor têxtil e a representantes de entidades empresariais, com o intuito de checar a veracidade das hipóteses sugeridas neste estudo e com o objetivo de analisar a relação entre as pequenas e médias
empresas exportadoras da indústria têxtil, os incentivos existentes e as dificuldades e necessidades dessas empresas nos negócios internacionais. Os resultados das pesquisas de campo indicam que os consórcios de exportação não são, aparentemente, utilizados em sua totalidade,que as linhas de financiamento não são adequadas e que os incentivos fiscais são satisfatórios,porém não são totalmente conhecidos por estas empresas.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634