COMO O GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS PODE INFLUENCIAR O COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR NO PONTO DE VENDAS

Leonardo José Fernandes de Souza, Priscila Yazbek Guglielmello, Ricardo Tamura Sanematsu, Stefany Cristina Augusto Abrão, André Wakamatsu

Resumo


O presente trabalho procura mostrar como o gerenciamento por categorias afeta o comportamento do consumidor no ponto de vendas. O gerenciamento por categorias é uma
ferramenta de Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficient Consumer Response - ECR) utilizada para gerenciar as categorias como unidades estratégicas de negócio, visando a parceria entre fornecedor e varejo, com a finalidade de atender melhor às necessidades do consumidor. Por ser um método novo utilizado, as empresas brasileiras que aplicam essa ferramenta, encontram-se em variados níveis de desenvolvimento e implementação. As maiores dificuldades encontradas estão relacionadas à má utilização das informações e a dificuldade de criar parcerias com fornecedores para troca de informações e criação de estratégias comerciais que gerem bons resultados para ambas as partes. Além disso, nota-se que todas as empresas acreditam que o consumidor não percebe a aplicação do uso da ferramenta, porém através do aumento das vendas é possível afirmar que o gerenciamento por categoria traz resultados positivos.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634