COMO OS CONSUMIDORES PERCEBEM A PRESENÇA DO CANIBALISMO NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO?

Guilherme Maxwel Rocha, José Renato Soares Santos, Paulo Siqueira Testoni, Renata Santoro Mirisola, Victor Lopes Peres Medina, Nelson Destro Fragoso

Resumo


Este trabalho põe em questão a percepção do consumidor em relação à prática do canibalismo na indústria automobilística. O tema, que é pouco abordado em marketing desperta o interesse pela pesquisa. Com o objetivo de identificar uma possível relação entre as estratégias desenvolvidas pelas montadoras e os resultados efetivos sob os consumidores, foi feito um levantamento dos dados por meio de amostras no formato “grupos de foco”, definidos pela idade e sexo, uma vez que cada perfil tem influências diferentes na tomada de decisão. Os dados coletados foram trabalhados com análise de conteúdo por categorização. Por meio destas análises foi possível identificar como o consumidor percebe a presença do canibalismo, assim como o mesmo pode causar influência na tomada de decisão. Amparado pelo referencial teórico, o resultado da pesquisa demonstra que cada grupo possui um perfil diversificado para visualizar o mercado e a prática do canibalismo no setor automobilístico.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634